Não é novidade o fato de que as cidades produzem, diariamente, milhares de toneladas de lixo e esse é um problema que vem se tornando cada vez maior. No entanto, estamos chegando a um ponto em que já não é mais possível produzir e viver nas grandes cidades sem a implantação de medidas mais eficazes. Os aterros já não conseguem absorver a quantidade de lixo e a degradação do meio ambiente vem atingindo proporções perigosas para nossa sobrevivência no planeta.
Nossos rios e represas estão cada vez mais contaminados; ratos e insetos proliferam-se; as ruas estão sujas favorecendo todo tipo de doenças.
Em função disso, o poder público e a própria sociedade vêm buscando soluções para preservação do meio ambiente e da nossa própria espécie.
Por que a Coleta Seletiva é considerada uma solução para o problema do Lixo?
Por meio da Coleta Seletiva podemos separar os materiais recicláveis dos não recicláveis. Isso significa que uma parte do lixo pode ser reaproveitada, deixando de se tornar uma fonte de degradação para o meio ambiente e tornando-se uma solução econômica e social, passando a gerar empregos e lucro.
Quais são as vantagens da Reciclagem?
Conforme os relatórios ambientais obtidos nas últimas décadas, as vantagens são muitas:
• Redução do consumo de matérias primas virgens (muitas delas não são renováveis e o custo de exploração pode ser altíssimo);
• Diminuição gradual da poluição do solo, água e ar;
• Melhoria da limpeza da cidade e da qualidade de vida da população;
• Aumento da vida útil de aterros sanitários (com o objetivo final de inutilizarmos esses espaços no longo prazo);
• Melhoria da produção de compostos orgânicos;
• Geração de empregos para a população e de receita para pequenas e micro empresas;
• Geração de receita com a comercialização dos materiais recicláveis;
• Estímulo à concorrência, uma vez que os produtos gerados a partir dos materiais reciclados são comercializados paralelamente aos produzidos a partir de matérias-primas virgens;
• Contribuição para a valorização da limpeza pública e para geração de uma consciência ecológica na população.
Além de todos esses benefícios, temos de nos conscientizar de que a implantação da reciclagem e da coleta seletiva deixou de ser uma opção e torna-se fundamental para a conquista do desenvolvimento sustentável e cada vez mais igualitário para toda a nossa sociedade.
Comments